PCA – PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA

O Que é o PCA?
O PCA ou Programa de Conservação Auditiva consiste em um conjunto de ações que tem como objetivo a preservação da audição em trabalhadores que ficam expostos a ruídos elevados durante a jornada de trabalho. No ambiente ocupacional a exposição a um nível de pressão sonora de 85dB (A), em média, por oito horas diárias de trabalho é um fator de risco que deve ser controlado ou eliminado.

O conjunto de ações é composto por diversas medidas, como o uso de EPIs e EPCs, análise dos ruídos e exames periódicos audiométricos, entre outras recomendações e medidas preventivas que devem ser registradas no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Como qualquer programa de saúde e segurança do trabalho, o PCA deve ser contínuo, melhorado e deve ser implementado em todos os setores da empresa que a pressão sonora ultrapassar os limites de tolerância estabelecidos pela NR 15 – Atividades e Operações Insalubres.

Quando Deve ser Elaborado o PCA?
Nos ambientes de trabalho e a qualquer momento que é identificado um ruído acima do Limite de Tolerância, o PCA, é necessário para alcançar a efetiva prevenção da perda auditiva ocupacional. A análise de riscos por meio da “técnica dosimetria” é proposta para avaliar a média aritmética ponderada que considera o nível de ruído, em decibéis (dB), e o tempo de exposição (horas).

Ou seja, sempre que o ruído no ambiente estiver acima de 80 dB, o programa deve ser elaborado, implantado e gerenciado no ambiente de trabalho.

Como Elaborar o PCA?
O Programa de Conservação Auditiva, como dissemos, é um processo contínuo e possui algumas etapas a serem seguidas para que seja eficiente.

Análise do Ambiente de Trabalho
O primeiro passo para criar um PCA é conhecer e entender as operações da sua empresa. Determine os riscos que seus funcionários enfrentam e os riscos que essas operações representam.

Por exemplo, examine ambientes onde os profissionais estarão expostos a ruídos acima de 80 decibéis.

Realize Audiometrias
Todos os colaboradores expostos a ruídos devem ter audiometrias realizadas em seus exames ocupacionais, é importante que sejam realizadas desde o admissional e em todos os periódicos para que a situação da audição seja acompanhada rotineiramente.

Capacite os Trabalhadores
Todos os trabalhadores devem estar cientes do ruído que pode ocorrer em seu ambiente de trabalho. Esta é uma iniciativa importante não só para a equipe de SST, mas para todos os colaboradores.

Observe que os trabalhadores devem relatar ruídos irritantes. Também devem ser feitos esforços para usar os equipamentos de proteção individual corretamente designados e para facilitar a realização de testes audiométricos periódicos de acompanhamento.

Forneça EPI’s e Implante EPC’s
A “vantagem” dos ruídos é que não é tão difícil mitigar este risco, por se tratar de um risco mecânico que se dá por meio de ondas, alguns tipos de EPC’s e EPI’s para isolamento acústico são extremamente efetivos.

Portanto, o fornecimento de protetores auditivos eficientes e em perfeitas condições é uma obrigação para que o PCA seja eficiente, além disso, quando possível, a instalação de isolamento acústico em máquinas e locais que fornecem ruídos também é indicada.

Quem Desenvolve o PCA?
O programa deve ser desenvolvido por profissionais com conhecimento sobre os componentes do PCA, processo de implantação e manutenção do PCA, bem como, ter qualificação na legislação pertinente a Segurança e Saúde do Trabalho. Entre os profissionais que podem estabelecer os procedimentos, estabelecer requisitos sobre EPI´s, EPC’s e/ou contratação de serviços de terceiros, estão:

engenheiros de segurança no trabalho;
técnicos em segurança do trabalho;
fonoaudiólogos;
médicos do trabalho; e
enfermeiros do trabalho.
A avaliação do programa precisa ser realizada frequentemente como, por exemplo, por meio de auditorias que consideram os resultados alcançados ou impactos de todas as medidas de prevenção proposta no PCA.

Os Impactos do PCA no Ambiente de Trabalho
Este programa é extremamente importante principalmente pelo fato de que ele faz parte da manutenção da saúde e bem estar dos trabalhadores, reduzindo problemas auditivos e possíveis casos de PAIRO (Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional).

Pelo fato de manter a saúde dos trabalhadores em dia, o PCA acaba sendo também um responsável pela redução de afastamentos e absenteísmos, além de ser um programa que também ajuda a combater o estresse no trabalho. A perda auditiva em muitos casos afeta inclusive a comunicação do trabalhador uma vez que passa a ter dificuldade de captação de som.

E por fim, manter um PCA é estar em dia com as obrigações de SST, visto que é um programa obrigatório previsto pelo Anexo II da NR 07.

Fonte: https://onsafety.com.br/pca-o-que-e-o-programa-de-conservacao-auditiva/#:~:text=O%20Que%20%C3%A9%20o%20PCA,durante%20a%20jornada%20de%20trabalho.

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